Visualizador de fatores e relacionamentos que influenciam a incidência do câncer de mama em mulheres na pós-menopausa

· Informática em Saúde, Tecnologias
Autores

Visualização da InformaçãoQuem nunca precisou extrair possibilidades de hipóteses para explicar o câncer de mama para iniciar um estudo e que, para isso, era preciso varrer a literatura científica/acadêmica em busca delas?
Pois é, por vezes, pesquisadores em saúde observam poucos fatores, por diversos motivos, no momento em que eles investigam as causas do câncer de mama, mas, na realidade, é preciso que diversos fatores sejam levados em consideração ao mesmo tempo e, nem sempre, há tempo hábil para uma busca exaustiva da literatura.
Pensando nisso a Universidade da California (UCSF) desenvolveu um modelo que ilustra muitos dos fatores que podem levar ao câncer de mama e como eles podem interagir com os outros, demonstrando a complexidade das causas que levam ao câncer de mama. Concomitante, proporciona uma ferramenta educacional e interativa para a compreensão do público em geral e estimula novas pesquisas científicas.
Esse projeto, para visualizar fatores e relacionamentos que influenciam a incidência do câncer de mama, foi concebido por pesquisadores da UCSF, que em conjunto com parceiros de outras instituições, reuniram-se e debateram, por mais de um ano, como construir um modelo e torná-lo útil para o público, outros pesquisadores, estudantes e gestores de saúde.
O projeto foi apoiado por meio de financiamento do Programa de Pesquisa em Câncer de Mama da Califórnia como parte do seu programa estratégico de inovações e teve, ainda, a parceria da Periscopic, empresa líder em técnicas de visualização da informação, a qual propiciou  criar esta experiência interativa.
O modelo interativo de fatores relacionados que influenciam o câncer de mama pode ser acesso por meio do endereço: <http://www.cabreastcancer.org/causes/>.
Quem sabe um dia consigamos desenvolver modelos, como esse, para fortalecer a saúde pública do Brasil e fomentar o uso da informação como baseline da gestão do sistema de saúde.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: