Check-list

· Portfólio, Sem. 2/2013
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Atenção! Verificar pressão do ar, temperatura, velocidade do vento, motores, turbinas, instrumentos, condições da pista…. Tripulação, preparar para a decolagem… Senhores passageiros, informamos que é proibido o uso de aparelhos de rádio frequência e telefones celulares mesmo em modo voo durante a decolagem….

Tripulação, preparar para o pouso… Senhores passageiros, peço que retornem o encosto de suas poltronas para a posição vertical, feche e trave sua mesinha à frente e desligue seus aparelhos eletrônicos… Checando itens

Acredito que todos conheçam esses discursos. Isso nada mais é do que um check-list de procedimentos necessários à realização de uma determinada operação.

O check-list é importante para atestarmos se todas as variáveis, inerentes à operação, foram devidamente verificadas de forma que não haja intercorrências durante o processo de execução da referida.

O que tem à ver isso com o mestrado? Tem tudo o que ver! Nestes meses restantes que antecedem a defesa do mestrado, o que mais tenho feito é verificar constantemente se o check-list da minha dissertação está progredindo e se há algo ainda que esteja faltando para ser checado.

Para a minha preocupação, sempre que volto ao check-list há itens ainda não verificados e o tempo continua passando sem se preocupar se fizemos todos os checks ou não.

A tônica dos meus últimos dias tem sido isso:

  • Indicadores escolhidos Ok
  • Indicadores calculados Ok
  • Indicadores mapeados Ok
  • Análise descritiva Não
  • Discussão Não
  • Capítulo fulano de tal pronto Não
  • Pressão arterial verificada Não
  • Gastrite controlada Não

Como podem ver, existem mais itens não checados, melhor, checados estão sendo, só não foram marcados como concluídos ainda, mas, espera-se, muito em breve, serem todos checados, marcados como “ok” e prontos para serem transformados em uma dissertação de qualidade, a qual orgulhe os meus orientadores.

Contudo, em meio a todo este processo de: verifique isso, corra atrás daquilo, pense neste autor, discuta com aquele outro e acesse uma base de dados aqui e outra acolá, não posso deixar de pontuar um aspecto que tenho considerado importante neste meu processo de curso na pós-graduação: meu envolvimento com o Laboratório de Informação em Saúde – LIS.

Nestes últimos meses, com um envolvimento quase que cotidiano com o Chico, tenho tido a oportunidade de aprender a aprender. Sua relação quase que paternal tem sido uma injeção de ânimo e motivação, principalmente quando em um email trocado, depois de algumas discussões, ele me responde e diz: “sua dissertação está pronta! É só escrever seus resultados.” Chegar quase ao final da jornada e verificar como progredi, como aprendi e como me sinto um profissional diferente, já faz valer todos os percalços, quer dizer, quase todos, que atravessamos.

Quando nos damos conta de que as dificuldades que nos eram inerentes já não mais existem, uma euforia, que chega à beira da excitação, nos toma por completo.

É muito interessante como o processo de aprender a aprender requer, também, um check-list, que muitas vezes, não nos é claro, mas que fica ressaltado na medida em que o tempo passa e o progresso fica evidenciado.

Enfim, os meus check-list’s ainda continuam por serem preenchidos e constantemente verificados e espero, que até o momento do “lançamento/partida”, que todos sejam e estejam concluídos e o resultado final seja o melhor.

Vídeos deste post no Portfólio

Este desenho do Pica-pau foi utilizado para mostrar como, em muitos casos, o desenvolvimento de um projeto de pesquisa pode ser influenciado por vários aspectos que, muitas vezes, fogem do controle do pesquisador. Com uma forma muito bem humorada, lúdica e tendenciosa, o Pica-pau expõe como são esses percalços.

Este vídeo mostra como é importante estarmos num constante processo de aprendizagem e, mais importante, aprendendo a aprender. Por mais paradoxal que pareça, aprender a aprender faz parte do processo de aprendizagem.

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