Associação Internacional de Informática Médica

Autores

Associações de Informática em SaúdeA International Medical Informatics Association (IMIA), do português, Associação Internacional de Informática Médica é uma organização independente criada na Suíça em 1989. Contudo, ela foi, originalmente, criada em 1967 como uma Comissão Técnica da Federação Internacional de Processamento da Informação (IFIP – www.ifip.org). Em 1979, ela evoluiu, a partir de um grupo de interesse especial da IFIP, para seu atual status de uma organização totalmente independente. A IMIA mantém ainda suas relações com a IFIP como uma organização afiliada. Mantém uma relação muito próxima, também, com a Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma ONG, com a Federação Internacional de Gestão da Informação em Saúde (IFHIMA) e com a ISO 1.

Tem como principais objetivos:

  • Promover a pesquisa em informática em saúde e em informática médica;
  • Promover e estimular a cooperação internacional na área de bioinformática;
  • Estimular a pesquisa, desenvolvimento e aplicação de rotinas;
  • Transpor a informática em saúde da teoria à prática em um ampla variedade de configurações, oferecendo cuidados médicos, desde o consultório, passando por doenças agudas até às crônicas;
  • Promover maior disseminação e intercâmbio de conhecimentos, informações e tecnologia;
  • Promover a educação continuada e um comportamento responsável;
  • Representar a área de informática médica e de saúde na OMS e em outras organizações privadas e governamentais internacionais.

PRINCIPAIS ATIVIDADES

MedInfo

A IMIA organiza, trienalmente, o aclamado “Congresso Mundial de Medicina e Informática em Saúde” – comumente conhecido como MedInfo 1. O evento proporciona troca de experiências em pesquisas de elevada qualidade científica, associado às principais tendências atuais na área da saúde e informática biomédica, bem como, se propõe a ser uma oportunidade para a realização de encontros formais, concomitante aos informais, dos membros da IMIA. O evento é organizado conjuntamente pela IMIA e suas afiliadas.

O último MedInfo foi realizado em Copenhague, na Dinamarca, no mês de agosto de 2013, com a Sociedade Dinamarquesa de Informática Médica (www.dsmi.dk) proporcionando a organização local do evento 2,3.

Trabalhar com grupos de Interesse Especial

A IMIA inclui um número crescente de grupos de interesses comuns e de trabalhos especiais que consistem em profissionais que compartilham interesses comuns em um campo específico. Os grupos oferecem oportunidades para a colaboração e troca de experiências entre os profissionais que comungam dos mesmos interesses.

PUBLICAÇÕES

Como um dos objetivos propostos pela IMIA é – “Promover maior disseminação e intercâmbio de conhecimentos, informações e tecnologia” – disponibiliza ao público, que interesse tenha nesta área, o anuário de informática médica e dispõe, ainda, de três periódicos oficiais.

O Anuário de Informática Médica 1 foi criado em 1992 e tem sido um dos mais visíveis e valiosos “produtos” que a IMIA oferece. E esta oferta não se restringe, apenas, aos membros da IMIA, mas, para profissionais e comunidade em geral de informática em saúde.

Foi projetado para apresentar uma visão geral dos mais originais e excelentes estados-da-arte da pesquisa na área da saúde e informática biomédica, fornecendo pesquisas sobre desenvolvimentos recentes e revisões abrangentes sobre temas relevantes neste domínio, além de fornecer informações sobre a IMIA.

A publicação do Anuário de Informática Médica, para o ano de 2013, já está disponível no site da IMIA e pode ser baixado gratuitamente por meio do seu site oficial (www.imia-medinfo.org).

Como afirmado anteriormente, a IMIA dispõe de três outros periódicos oficiais, quais sejam, Applied Clinical Informatics (ACI) (www.aci-journal.org), International Journal of Medical Informatics (IJMI) (www.ijmijournal.com) e Methods of Information in Medicine (MIM) (www.methods-online.com).

A ACI 4 é a terceira revista da IMIA a lidar com a informática biomédica e saúde. Ela complementa, perfeitamente, os conteúdos propostos pelas outras duas. Esta revista pretende ser a parte prática da IMIA, ou seja, a aplicação da teoria.

Suas publicações giram em torno de 100 artigos de peer-reviewed por ano. Suas principais editorias são: Sistemas de Informações Clínicas, Sistemas Administrativos e de Gestão, Sistemas eHealth, Desenvolvimento da Tecnologia da Informação, Implantação e Avaliação, Aspectos Sócio-Técnicos da Tecnologia da Informação e Formação em TI em Saúde.

O IJMI 5 fornece um meio internacional para a divulgação de resultados originais e revisões interpretativas a respeito da área de informática médica. Este periódico destaca a avaliação de sistemas em ambientes de saúde. De acordo com a Elsevir, base de dados bibliográfica eletrônica que indexa a revista, seu fator de impacto é de 2,061 e sua média dos últimos cinco anos foi de 2,7 6.

Seu escopo abrange Sistemas de informação, incluindo sistemas nacionais ou internacionais de registro, sistemas de informações hospitalares, departamentais e/ou sistemas de consultório médico, sistemas de controle de documentos médicos, sistemas eletrônicos de registros médicos, padronização, integração de sistemas e etc.

Sistemas de apoio à decisão médica assistida por computador, utilizando métodos heurísticos, algoritmos e/ou estatística, conforme exemplificado na teoria da decisão, desenvolvimento de protocolo, inteligência artificial e etc.

Programas educacionais baseados em computador relativos à informática médica ou medicamentos em geral.

Impacto organizacional, econômico, social, clínico, aspectos éticos e de custo-benefício de aplicações computacionais na área da saúde.

Comunicações técnicas curtas sobre (soluções) problemas na implementação ou usando sistemas de informação existentes. Dispõe, ainda, de artigos de revisão sobre os temas relativos ao foco da revista.

A MIM 7 tem como lema filosófico “Good medicine and good healthcare demand good information”, ou seja, uma boa prestação de serviços de saúde e assistência médica, depende, primordialmente, de boas informações.

Desde que foi criada em 1962, teve suas publicações focadas em metodologias científicas e fundamentos de organização, representação e análise de dados, informações e conhecimentos na área da biomedicina e de saúde.

A revista cobre, ainda, publicações nas áreas de informática biomédica e de saúde, biometria médica e epidemiologia. Publica artigos originais, revisões, relatórios, documentos de opinião, editoriais e cartas ao editor. Periodicamente publica artigos sobre temas com focos específicos como parte de uma edição da revista.

De acordo com a própria revista, possui um fator de impacto, baseado em citações em artigos publicados até 2012, de 1,6 e uma média, dos últimos cincos anos de 1,47.

Indicadores bibliométricos

Tabela 1 – Indicadores Bibliométricos dos Periódicos da IMIA

Indicador ACI IJMI MIM
Artigos
122,00 1.000,00 1.000,00
Citações
242,00 42.310,00 27.525,00
Citações por Ano
48,40 2.488,82 529,33
Citação por Artigo
1,98 42,31 27,53
Citação por Autor
85,94 18.840,13 13.904,77
Citação por Autor por Ano
17,18 1.108,24 267,39
Artigos por Autor
40,12 421,60 506,35
Autores por Artigo
3,66 3,20 2,72
Índice H
8,00 87,00 68,00
Índice G
11,00 134,00 108,00
Índice E
7,00 83,02 68,28

 Fonte: Publish or Perish e Google Acadêmico 8,9.

REFERÊNCIAS

1.        IMIA. International Medical Informatics Association [Internet]. 2013 [cited 2013 Oct 27];Available from: www.imia-medinfo.org

2.        MedInfo. World Congress of Medical and Health Informatics [Internet]. 2013 [cited 2013 Oct 27];Available from: www.medinfo2013.dk

3.        DSMI. Dansk Selskab for Medicinsk Informatik [Internet]. 2013 [cited 2013 Oct 27];Available from: www.dsmi.dk

4.        Applied Clinical Informatics. Official eJournal of IMIA and AMDIS [Internet]. Schattauer Publ. 2013 [cited 2013 Oct 27];Available from: www.aci-journal.org

5.        IJMI. International Journal of Medical Informatics [Internet]. Elsevier Inc. 2013 [cited 2013 Oct 27];Available from: www.ijmijournal.com

6.        Elsevier. Elsevier is a world-leading provider of scientific, technical and medical information products and services [Internet]. 2013 [cited 2013 Oct 27];Available from: www.elsevier.com

7.        MIM. Current Issue Methods of Information in Medicine [Internet]. Schattauer Publ. 2013 [cited 2013 Oct 27];Available from: www.methods-online.com

8.        Google Inc. Google Acadêmico [Internet]. 2011 [cited 2013 Oct 27];Available from: scholar.google.com.br

9.        Tarma Software Research. Harzing’s Publish or Perish [Internet]. 2013;Available from: www.harzing.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: