I Simpósio em Big Data e Saúde Pública

· Tecnologias
Autores

Big Data em SaúdeO uso do Big Data pode ser uma arma contra os problemas socioeconômicos, inclusive os que assolam a Saúde no país. Em tecnologia da informação, Big data se trata de um conceito, no qual o foco é o grande armazenamento de dados e maior velocidade. Podemos dizer que o Big Data se baseia em 5V’s: velocidade, volume, variedade, veracidade e valor.

Se difere de um Data Warehouse, pois, baseia-se em grande volume de dados, voláteis ou não, com maior velocidade, ao passo que em um Data Warehouse os dados armazenados podem apenas serem consultados a partir de um número limitado de formas pré-determinadas.

Neste aspecto o Big Data é mais flexível, porquanto recolhe todos os dados que uma organização gera e permite que os administradores e analistas se preocupem em como usá-los mais tarde. São mais escaláveis do que os bancos de dados tradicionais e os Datas Warehouses.

Diante de tamanha relevância e utilidade, o Programa de Computação Científica (PROCC), o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT), a Escola de Matemática Aplicada (Emap) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e com o apoio do IBGE e do DataSUS, promoverão nos dias 24 e 25/10, de 9h às 17h, o I Simpósio em Big Data e Saúde Pública. As inscrições estão abertas e serão encerradas na próxima segunda-feira, 7/10 e podem ser realizadas no site do evento, informado no final deste post.

O Simpósio contará com especialistas estrangeiros como Carl Kopescharr, da De Grote Griepmeting, da Holanda, Sander van Noort, do Instituto Gulbenkian de Ciência, de Portugal, e Trevor Bailey, da University of Exeter, do Reino Unido; e também com pesquisadores nacionais,como Cristina Guimarães (Icict/Fiocruz), Ronaldo Lemos, da FGV, e Renato Assunção, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), dentre outros.

Durante o Simpósio, serão abordados assuntos relacionados a problemas de acesso, disponibilização, geração de dados de saúde. Além disso, será discutido o uso de tecnologias de informação para a sistematização e análise de grandes volumes de dados. Isto envolve problemas computacionais e o desenvolvimento de técnicas de análise, como “linkagem” de bancos de dados, estatística espacial, mineração de dados de saúde, dentre outros.

Serviço
Evento: I Simpósio em Big Data e Saúde Pública (palestras em inglês)
Data/Horário: 24 e 25/10/2013 – 9h/17h
Entrada: Gratuita
Inscrições de trabalhos: até 7/10, no site do Simpósio, endereço http://emap.fgv.br/BDPH2013/
Local: Praia de Botafogo, 90 / 12º Andar – Auditório, Botafogo, Rio de Janeiro/RJ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: