Contribuições da informática para a saúde

Autores

Informática em SaúdeA gênese da informática, do processamento de dados e da disseminação da informação, assim como em outros campos interdisciplinares, deu-se no bojo de uma revolução científica e técnica, após a segunda guerra mundial, quando Rússia e EUA desencadearam uma guerra, que foi denominada “guerra fria”, onde disputavam a hegemonia e supremacia de potência militar-bélica e econômica no mundo.

Deram-se conta de que, mais do que arsenal bélico moderno e técnicas avançadas de combate, a informação era a mais preciosa fonte de vitória em qualquer campo. Surge, a partir daí, a necessidade massiva de tornar mais acessível, um acervo crescente de conhecimento.

Assim, uma vez evidenciada a real importância da informação e o quanto são críticas para a sociedade, para a saúde por exemplo, torna-se crítico, também, prover os meios para o fornecimento de informações relevantes para indivíduos, grupos e organizações envolvidas, já que a informação é um dos mais importantes insumos para se atingir e sustentar o desenvolvimento em tais áreas.

O “descortinamento” da importância da informação para sociedade e os avanços tecnológicos1 em informática, fizeram com que se investisse em ferramentas que propiciassem, o que os especialistas chamavam à época, de “explosão informacional”2.

Alguns exemplos históricos podem ser mencionados para ilustrar como técnicas, sistemas e máquinas foram desenvolvidos para propiciar a recuperação da informação. Dentre os citáveis estão os cartões perfurados, os CD-ROMs e acesso on-line, dos sistemas não-interativos àqueles de múltiplas possibilidades de interação, com interfaces inteligentes, os quais transformam a recuperação de informação em um processo altamente interativo.

A saúde como um campo crítico para a sociedade, de forma alguma poderia ficar de fora dos avanços do uso da informação e de seus recursos informacional. Gerir um sistema de saúde nos dias atuais sem informações fidedignas, robustas, confiáveis e de fácil acesso, é incorrer em erros que podem custar vidas, desperdiçar o uso da tecnologias e não racionalizar recursos financeiros.

Portanto, a informática em saúde, na busca de otimizar e maximizar o uso das informações em saúde, tem contribuído sobremaneira na automatização do registro médico e prontuário do paciente. No processamento digital de sinais biológicos e de imagens médicas. Sistemas de apoio à decisão dos gestores, como os softwares de Business Intelligence, com seus Data Marts (repositório de dados), Cubos OLAPs e Data Mining.

Podemos citar ainda o uso da informática em saúde em aplicações sobre pesquisa em saúde pública, epidemiologia e bioestatística. Podendo, para tanto, propiciar o planejamento, a coleta, a entrada, o processamento e a análise estatísticas de dados. E não podemos nos esquecer, é claro, dos grandes sistemas de informação em saúde, que processam e guardam dados das mais diversas facetas do campo da saúde nos fornecendo o principal insumo – a matéria-prima bruta –, para a geração da informação em saúde que é o dado.

Enfim, tem-se uma miríade de benefícios, vantagens e contribuições que as tecnologias podem  trazer para a área da saúde. Contudo, é importante ressaltar que, embora os avanços sejam muitos, e expressivos, ainda são insuficientes para responder às disposições da legislação atual e às crescentes demandas de gestores, trabalhadores e, particularmente, à rede de controle social.

Existe uma grande necessidade em avançar, tanto no caminho da integração entre os sistemas de informação, quanto no uso da informática para a melhoria da produtividade e qualidade dos processos de trabalho em saúde, da gestão e do controle social.

Notas:

1Avanços tecnológicos ou da tecnologia, não significa, necessariamente, o avanço da informática em si. Mas, sim, dos métodos e técnicas empregados para se alcançar um objetivo definido.

2Recomendo assistir ao vídeo de Michael Wesch, da Universidade do Kansas, sobre a “Revolução da Informação” disponível no endereço < https://wisleyvelasco.com.br/revolucao-da-informacao-estamos-prontos/>

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: