Estilos Mendeley

· mendeley
Autores

mendeley_red_box

O Mendeley, como todas as ferramentas de gerenciamento de referências, possui um número limitado de estilos de citação dada a heterogeneidade de formas e formatos adotados pelos mais diversos órgãos de definição de padrões, bem como as exigências de estilos próprios de algumas revistas e periódicos.

Em virtude disto e por conta das ferramentas de gerenciamento de referências terem os seus próprios padrões de codificação destes arquivos que definem a formatação e o estilo da citação, é que usuários mais avançados desenvolveram alguns estilos, atendendo aos padrões adotados aqui no Brasil, que é o da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, segundo a Norma NBR 6023: Informação e documentação – Referências – Elaboração.

Segue abaixo os respectivos estilos e seus links para download.

1 – Estilo ABNT Autor Data Itálico   Download do Estilo

<http://goo.gl/PmpeV>

Exemplo deste estilo:

– CITAÇÃO

O desempenho do sistema de saúde, refere-se ao grau com que os objetivos e execução das metas são atingidos. (VIACAVA et al., 2004)

– REFERÊNCIA

VIACAVA, F. et al. Uma metodologia de avaliação do desempenho do sistema de saúde brasileiro. Ciência & Saúde Coletiva, v. 9, n. 3, p. 711-724, doi:10.1590/S1413-81232004000300021, 2004.

2 – Estilo ABNT Autor Data Negrito   Download do Estilo
<http://goo.gl/iMFgO>

Exemplo deste estilo:

– CITAÇÃO

O desempenho do sistema de saúde, refere-se ao grau com que os objetivos e execução das metas são atingidos. (VIACAVA et al., 2004)

– REFERÊNCIA

VIACAVA, F. et al. Uma metodologia de avaliação do desempenho do sistema de saúde brasileiro. Ciência & Saúde Coletiva, v. 9, n. 3, p. 711-724, doi:10.1590/S1413-81232004000300021, 2004.

3 – Estilo ABNT Numérico   Download do Estilo
<http://goo.gl/a0Kqz>

Exemplo deste estilo:

– CITAÇÃO

O desempenho do sistema de saúde, refere-se ao grau com que os objetivos e execução das metas são atingidos. (1)

 – REFERÊNCIA

1  Viacava, F.; Almeida, C. et al. Uma metodologia de avaliação do desempenho do sistema de saúde brasileiro. Ciência & Saúde Coletiva, v. 9, n. 3, p. 711–724, 2004.

 4 – Estilo ABNT  UFPR  2011   Download do Estilo
<http://goo.gl/w7KGR>

Exemplo deste estilo:

– CITAÇÃO

O desempenho do sistema de saúde, refere-se ao grau com que os objetivos e execução das metas são atingidos. (VIACAVA et al., 2004)

 – REFERÊNCIA

VIACAVA, F.; ALMEIDA, C.; CAETANO, R. et al. Uma metodologia de avaliação do desempenho do sistema de saúde brasileiro. Ciência & Saúde Coletiva, v. 9, n. 3, p. 711–724, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232004000300021>. Acesso em: 7/5/2013.

5 – Estilo Vancouver numérico sobrescrito   Download do Estilo
<http://goo.gl/kmCyT>

Exemplo deste estilo

– CITAÇÃO

O desempenho do sistema de saúde, refere-se ao grau com que os objetivos e execução das metas são atingidos.1

 – REFERÊNCIA

1.           Viacava F, Almeida C, Caetano R, Fausto M, Macinko J, Martins M, et al. Uma metodologia de avaliação do desempenho do sistema de saúde brasileiro. Ciência & Saúde Coletiva [Internet]. 2004 Sep [cited 2013 May 7];9(3):711–724. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232004000300021

Referências

Como um bom acadêmico, não posso assumir o conteúdo deste post como sendo meu, portanto, segue abaixo as referências de onde encontrei estes arquivos. O que fiz aqui, foi apenas uma compilação daquilo que encontrei a respeito de estilos de citação para o Mendeley usando o padrão ABNT.

Os estilos 1 e 2 foram retirados do site www.condicaoinicial.com/. Foi construído e editado por Reiner Requião.

O estilo 3 foi retirado do site comunidade.ctea.med.br/tecnologia/. Foi construído e editado por Thiago Viana Camata.

O estilo 4 foi retirado do site comunidade.ctea.med.br/tecnologia/. Foi construído e editado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O estilo 5 foi retirado do site comunidade.ctea.med.br/tecnologia/. Foi construído e editado por Michael Berkowitz.

19 Comentários

Comments RSS
  1. Talita A Medinilha

    Olá, não estou conseguindo instalar os estilos no Mendeley, podeira postar um tutorial sobre isso ?

    • Wisley Velasco

      Ola Talita, tudo bem?

      Antes de qualquer coisa, gostaria de agradecer a sua visita ao Blog. Ele está meio cheio de teias de aranha, mas ainda serve pra algo.
      Bem, este post precisa ser atualizado, de fato. Com as atualizações realizadas do Mendeley, a forma de adicionar um novo tipo de estilo está muito mais fácil, sobretudo por que quem edita estilos, os edita direto numa ferramenta própria do Mendeley e o que se faz automaticamente já é disponibilizado para a comunidade.
      De qualquer forma, atualizarei o post. Anotarei seu email e lhe avisarei.
      Abraços e boa navegação.

      Wisley Velasco

  2. Valeria

    esta postagem é perfeita

    • Wisley Velasco

      Obrigado Valéria!
      Fico contente de poder ter ajudado. Espero sua visita outras vezes. Boa navegação.
      Abs

  3. Marcio

    Oi Wisley. Muito boa a publicação. Suas dicas são essenciais para os novos pesquisadores como eu. Por favor, me tire uma dúvida. É possível instalar esses estilos na versão web ou apenas no desktop. Além disso, você já publicou uma atualização para esse post?

    • Wisley Velasco

      Olá, Márcio!

      Obrigado pelo amável comentário.

      Infelizmente o tempo tem sido exíguo para dar uma atenção maior ao blog e ao conteúdo que me propus a trabalhar.

      O trabalho, a pesquisa e o doutorado têm tomado praticante todo o tempo. Contudo, terei satisfação em responder às suas questões.

      Pois bem, apenas na versão Desktop é possível instalar os estilos. A versão Web serve para apresentar o seu profile na Web e algumas opções bem específicas, com por exemplo, a ferramenta ‘Web Importer’.

      Espero ter respondido à sua questão. Se restarem dúvidas, por favor me contate.

      Um fraterno abraço!

  4. Izabela

    Olá! Comecei a usar o mendeley e estou adorando, seus tutoriais ajudam muito! Gostaria de saber como incluir o estilo de uma revista específica… Obrigada

    • Wisley Velasco

      Olá Izabela!

      Obrigado pela visita. Fico contente que os tutoriais estejam lhe sendo úteis.

      Bem, para incluir um estilo, basta você acessar o menu: View -> Citation Style -> More Styles…. A tela abrirá na guia ‘Installed’. Procure digitando parte do nome da revista. Se você não encontrar, mude para a guia ‘Get More Styles’ e, semelhante ao passo anterior, procure pelo estilo digitando parte do nome da revista. Caso você encontre, basta marcar o estilo e clicar o botão ‘Install’, que fica do ladinho.

      Pode acontecer de você não encontrar o estilo de uma revista específica. Isso se deve ao fato de nem todas as revistas definirem um estilo próprio, como a National Library of Medicine, Nature, The Lancet, dentre outras. As que não dispõem, usam estilos padrões como o estilo Vancouver, Chicago, ABNT, dentre outros.

      Assim, para facilitar a identificação do estilo que dê match ao que você procura e precisa utilizar, acesse o link Search By Example e procure digitando um exemplo do que você deseja e deixe o Mendeley procurar o que mais se pareça com o que você quer.

      Espero ter ajudado. Sucesso no uso do Mendeley!

      Abraços.

  5. Marcos

    Boa noite, Wisley. Muito bom seu blog.
    Estou tentando confeccionar uma referência personalizada no Mendeley; isto é possível?
    Tentei pelo Search By Example, mas o site está informando erro.

    Obrigado.

    • Wisley Velasco

      Olá, Marcos!

      Desculpe-me pela demora em responder. Gostaria de vir aqui com alguma resposta satisfatória, então fui pesquisar.
      De fato o sistema de edição está apresentando erros. Pesquisei no fórum, mas nada encontrei. Então resolvi contactar o suporte do mendeley pelo Twitter. Eles não sabiam de tal problema e prometeram arrumar. Então, meu caro, resta-nos aguardar.
      Caso eu tenha alguma notícia, coloco aqui nos comentários.
      Muito obrigado por sua mensagem e volte sempre. A casa é sua 😉.

      Abraços!

  6. Yuri

    Parabéns pelo trabalho!
    Gostaria de saber se o mendeley atualmente realiza citações do tipo “Segundo Gomes (1999),…”?

    • Wisley Velasco

      Olá Yuri! Muito obrigado pela visita e pela pergunta.
      Bem, infelizmente o mendeley, atualmente, não dispõe desta funcionalidade, que acho uma pena, pois tira uma pouco da versatilidade da confecção de um texto acadêmico. Contudo, o que eu faço para não perder esta opção de citação, sem correr o risco de deixar de inserir a referência no final do texto, é fazer a citação da forma que você fez e no final do trecho de texto, inserir a citação do mendeley. Mas, ficará feio, não é? Então, eu oculto a citação, que é do mendeley, colocando uma fonte muito pequena com a cor branca. Desta forma posso usar uma citação nominal direta no texto e ainda assim conseguir produzir a bibliografia com ela. Jeitinho brasileiro (bom sentido).

      Qualquer dúvida, por favor escreva.

      Abraços!

      • Wisley Velasco

        Anderson, muito obrigado por sua visita e pela contribuição.
        Pois bem, se você fizer assim, como está dizendo, quando der um refresh, a citação voltará para o seu padrão, ou então, pode ser que você perca a referência da citação para ser inserida na lista de referências. Como seja, é um caso a ser testado.
        Um fraterno abraço!

  7. Clara

    Wisley, boa noite!
    Obrigada pelas informações bastante importantes.

    Tenho algumas dúvidas e já perdi bastante tempo tentando saná-las e nada.
    Uso o mendeley e Word no Mac, e até consegui baixar o arquivo da ABNT numérico que voce colocou no item 3, mas este tá apresentando inúmeros erros na hora de fechar o campo das referencias… Mais da metade dos papers ficaram com a formatação da referencia errada.

    Você saberia me informar outro link para abnt com citação por ordem numérica?

    Muito obrigada!

    Abraços,
    Clara

    • Wisley Velasco

      Olá Clara, tudo bem?

      Muito obrigado por sua visita e agradeço o comentário. Vamos lá, então, tentar lhe ajudar.
      Antes de mais nada, é preciso que você entenda que os estilos que o Mendeley utiliza é um formado chamado Citation Style Language (CSL), uma linguagem baseada em XML, open source, free e bastante popular para descrever a formatação de citações e bibliografias. Isto é, qualquer pessoa pode abrir um determinado estilo, editá-lo segundo suas necessidades e, então, republicá-lo no repositório.
      Estou lhe dizendo isso, pois, pode ser que o formato que você esteja escolhendo tenha sido editado por alguém, para um fim específico, e para você não está funcionando.
      Uma forma muitíssimo prática para você identificar qual é o estilo que você está procurando e deseja, é acessar o Citation Style Editor
      Depois que você entrar no site, na parte superior da página tem alguns menus, dentre eles o “Search by name”. Acesse-o e digite o nome do estilo que você deseja. Não precisa ser o nome inteiro, basta ir digitando parte dele que o sistema vai identificando qual dá match. Depois é só você avaliar qual lhe atende. Encontrou? Basta clicar no botão “Install”. Se você não encontrar, pode editar algum e personalizar o seu próprio estilo. 😉
      Ainda, se você não encontrou pelo nome, no menu na parte superior da página, acesse o “Search by example” e digite a forma como você gostaria que a referência fosse formatada e o sistema irá lhe retornar o estilo que mais se aproxima de suas necessidades.

      Qualquer coisa, é só me escrever. Às vezes demoro pra responder, mas, sempre respondo. Uma vez mais, obrigado pela visita.

      Abraços.

  8. crislaine

    Olá, Muito uteis as suas informações aqui neste blog!!

    Continue nos ajudando!

    Grande abraço!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: