Espaço geográfico, uso e aplicação da cartografia na Saúde Pública

· Geotecnologias
Autores

Mapa Político do Brasil

Representação de objetos geográficos

 

O termo Geoprocessamento denota a disciplina do conhecimento que utiliza técnicas matemáticas e computacionais para o tratamento da informação geográfica e que vem influenciando de maneira crescente as áreas de Cartografia, Análise de Recursos Naturais, Transportes, Comunicações, Energia, Planejamento Urbano e mais recentemente na área da saúde.

As ferramentas computacionais para Geoprocessamento, chamadas de Sistemas de Informação Geográfica – SIG’s, permitem realizar análises complexas, ao integrar dados de diversas fontes, criando, desta forma, bancos de dados georreferenciados. Tornam ainda possível automatizar a produção de documentos cartográficos.

Em um país de grande dimensão como o Brasil, com uma grande carência de informações adequadas para a tomada de decisões sobre os problemas de saúde pública, como o mapeamento de morbi-mortalidade, agravos, frequência de ocorrências no tempo e no espaço, o Geoprocessamento apresenta um enorme potencial.

Desta forma o referido mapa do início, objeto de análise deste texto, são resultados da aplicação de símbolos gráficos para representar o que chamamos de feições. Estas são informações cujas localizações em relação à superfície terrestre são conhecidas, sua representação é realizada em uma escala previamente determinada. Para que seja representada a localização geográfica e em escala, é necessário o uso e aplicações das projeções cartográficas.

A classificação mais comum dos mapas é a que os agrupa de acordo com a finalidade para a qual são construídos. De acordo com esta classificação os mapas podem ser classificados em mapas de propósito geral, sendo um exemplo comum as cartas topográficas, e os mapas temáticos, que são utilizado para representar os indicadores e as estatísticas de saúde.

Os mapas de propósito gerais são assim denominados, pois podem ser úteis em diversas situações, nas quais a localização espacial é a principal informação adquirida do mapa. Portanto, estes mapas são construídos para a representação da localização de uma variedade de diferentes feições. As cartas topográficas são um tipo de mapa de referência geral, pois devem atender a qualquer atividade para a qual seja necessário o conhecimento da localização de todas as feições visíveis na paisagem.

De posse destas informações a respeito do espaço geográfico e do uso e aplicação da cartografia, passaremos a montagem de um SIG que envolverá, concomitantemente, uma série de decisões metodológicas, agrupadas em quatro etapas que defino, a saber:

 

1 – A primeira etapa corresponde à definição operacional do conceito abstrato ou temática a que refere o sistema em questão, ou seja, qual a finalidade da representação (feições, temáticas) das informações no plano cartográfico, elaborada a partir do interesse teórico ou programático referido;

2 – A partir desta noção preliminar do conceito ou temática a que se refere o SIG a ser construído passa-se à especificação das suas dimensões, das diferentes formas de representação (tipos de camadas a serem utilizadas: ponto, linhas ou polígonos), interpretação ou abordagem do mesmo, tornando-o, de fato, um objeto específico, claro e passível de ser “representado” de forma quantitativa e vislumbre uma visão de mundo daquilo que foi objetivado e plotado no plano cartográfico;

3 – Definidas as dimensões a investigar, a etapa seguinte consiste na obtenção das cartas (mapas) pertinentes, provenientes de instituições produtoras deste tipo de material, como por exemplo, o IBGE, INPE, Exército ou empresas especializadas do ramo;

4 – Por fim, através da combinação orientada dos mapas, suas feições, camadas e estatísticas disponíveis representadas, segundo critérios definidos, computam-se os indicadores, compondo um sistema de indicadores georreferenciados, que traduz, em termos mais tangíveis, o conceito abstrato inicialmente idealizado da realidade dos eventos de saúde necessários serem estudados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: