A National Library of Medicine, investe $67 milhões de dólares na Capacitação em Informática e Pesquisa.

· Tecnologias, WisleyVelasco
Autores

A National Library of Medicine, tradução livre para Biblioteca Nacional de Medicina, investe $67 milhões de dólares na Capacitação em Informática e Pesquisa.

Donald AB Lindberg, MD, diretor da National Library of Medicine (NLM), uma parte do National Institutes of Health (NIH), anunciou que a NLM está concedendo subsídios para 14 Universidade, durante 5 anos, totalizando mais de US $ 67 milhões de dólares, para pesquisa e treinamento em informática biomédica, a disciplina que busca aplicar computação e as tecnologias de comunicações para melhorar a saúde.

Por mais de 35 anos, NLM tem sido o principal patrocinador da formação em pesquisas biomédica e informática nos Estados Unidos.

“Os programas de treinamento de informática da NLM produz pesquisadores treinados na aplicação da informática biomédica para melhorar a medicina clínica, pesquisa biomédica básica, pesquisa clínica e translacional1, saúde pública, e outras áreas relacionadas à saúde”, disse Lindberg. “Nesta época do Projeto 1.000 Genomas, repositórios de dados regionais de saúde, ensaios clínicos virtuais e rastreamento em tempo real de surtos de doenças, há a necessidade de cientistas/pesquisadores treinados que entendam os cenários de informações complexas de saúde de forma que possam torná-las mais amigáveis do que nunca.”

No seu atual conjunto de programas de treinamento de informática, a NLM suporta mais de 200 alunos de pré-doutoramento e pós-doutorado a cada ano. A Informática Biomédica requer o conhecimento da biologia e da medicina, bem como das ciências da computação e da informação, engenharia e ciências quantitativas do comportamento humano, pois, a informática é interdisciplinar, alguns estagiários da NLM têm mentores de dois ou mais campos orientadores de suas pesquisas. Os estagiários vêm a estes programas com uma variedade de origens educacionais e profissionais, o grupo inclui médicos, enfermeiros, biólogos, cientistas da computação, bibliotecários, estatísticos e engenheiros. “Muitos dos atuais gestores de informática nos setores público e privado receberam suas graduações ou pós-graduações de informática em um dos programas de treinamento da NLM”, observou Valerie Florance, PhD., Diretor Associado da NLM para os Programas de Extensão Universitária.

Distribuída geograficamente em todo o país, os programas de treinamento em informática da NLM oferecem pós-graduação e profunda experiência em pesquisa em uma ou mais das seguintes áreas:

Saúde/Clínica de informática: Aplicações dos princípios e métodos da informática para a assistência direta ao paciente, tais como sistemas avançados de apoio à decisão clínica e registro eletrônico de saúde multimídia, design e prestação de apoio informativo para os usuários dos cuidados de saúde.

Bio-informática Translacional: Aplicações dos princípios e métodos da informática para suporte “do laboratório para a prática” da investigação translacional1, como relacionamentos do fenômeno genoma, farmacogenômica ou medicina personalizada; efeitos na saúde pelos fatores ambientais, Associação de Estudos Genome-Wide (GWAS) e outras áreas afins.

Pesquisa Clínica em Informática: Aplicações dos princípios e métodos da informática para suporte básico de ensaios clínicos e de pesquisa comparativa de eficácia; bioestatística; ensaios in-silico2 de pesquisas clínicas; fusão e mineração3 de grande quantidade de dados díspares definidos pela mistura (cruzamentos) de imagens, textos e dados.

Informática em Saúde Pública: Aplicações dos princípios e métodos de informática para a construção de recursos integrados de pesquisa em serviços de saúde, para apoio à decisão em órgãos públicos de saúde, para apoiar a pesquisa, regional ou global, em saúde, ou de vigilância epidemiológica, educação permanente em saúde e os efeitos na saúde ocasionadas pelas mudanças climáticas.

Os Programas de Treinamento em Informática Biomédicas que receberam novos subsídios de 5 anos, estão localizados nas seguintes organizações acadêmicas:

– Columbia University Health Sciences, New York NY;

– Harvard University Medical School, Boston MA;

– Ohio State University, Columbus OH;

– Oregon Health and Science University, Portland OR;

– Rice University, Houston TX;

– Stanford University, Stanford CA;

– Universidade da Califórnia – San Diego, San Diego CA;

– Universidade de Colorado – Denver, CO Aurora;

– Universidade de Pittsburgh, Pittsburgh, PA;

– Universidade de Utah, Salt Lake City UT;

– Universidade de Washington, Seattle WA;

– University of Wisconsin – Madison, Madison WI;

– Vanderbilt University, Nashville TN;

– Yale University, New Haven, CT;

Para obter outras informações sobre a NLM’s  Pesquisa Universitária e Programas de Capacitação e  Pesquisa em Informática Biomédica, entre em contato Dr. Valerie Florance, florancev@mail.nih.gov.

A National Library of Medicine (NLM) é a maior biblioteca do mundo das ciências da saúde, ela coleta, organiza e faz a ciência da informação disponível para os cientistas/pesquisadores biomédicos, profissionais da saúde e do público. Ela comemorou seu aniversário de 175 anos em 2011. Para mais informações, visite o Web site em http://www.nlm.nih.gov.

Sobre o National Institutes of Health (NIH): NIH, Agência Nacional de Pesquisas Médicas, inclui 27 institutos e centros e é um componente do departamento de saúde e serviços humanos dos EUA. A NIH é a principal agência federal de condução e apoio básico, clínica e pesquisa médica translacional, e está investigando as causas, tratamentos e curas para doenças comuns e raras. Para mais informação sobre NIH e seus programas, visite www.nih.gov .

Fonte: http://www.nlm.nih.gov/news/informatics_grants_awarded.html

Notas:

1Translacional é um processo que parte da medicina baseada em evidências em direção a soluções sustentáveis para problemas de saúde da comunidade.

2In-silico é, originalmente, usada apenas para denotar simulações computacionais que modelam um processo natural ou de laboratório e não para cálculos computacionais genéricos.

3Mining ou Data Mining (Mineração de Dados) é o processo de explorar grandes quantidades de dados à procura de padrões consistentes, como regras de associação ou sequências temporais, para detectar relacionamentos sistemáticos entre variáveis, detectando assim novos subconjuntos de dados. Esse é um tema recente em ciência da computação, mas utiliza várias técnicas da estatística, recuperação de informação, inteligência artificial e reconhecimento de padrões.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: