Revolução Industrial X Revolução da Tecnologia Computacional

· Tecnologias, WisleyVelasco
Autores

Revolução Industrial

A substituição das ferramentas pelas máquinas, da energia humana pela energia motriz e do modo de produção doméstico pelo sistema fabril. Essa revolução implicou em um processo de transformação acompanhado por uma notável evolução tecnológica.

A Revolução Industrial aconteceu na Inglaterra na segunda metade do século XVIII e encerrou a transição entre feudalismo e capitalismo, a fase de acumulação primitiva de capitais e de preponderância do capital mercantil sobre a produção.

Etapas da industrialização

- 1760 a 1850 – A Revolução se restringe à Inglaterra;
– 1850 a 1900 – A Revolução espalha-se por Europa, América e Ásia: Bélgica, França, Alemanha, Estados Unidos, Itália, Japão, Rússia;
– 1900 – dias atuais.

O artesanato foi a primeira forma de produção industrial, surgiu no fim da Idade Média com o renascimento comercial e urbano e definia-se pela produção independente. O produtor possuía os meios de produção: instalações, ferramentas e matéria-prima. Em casa, sozinho ou com a família, o artesão realizava todas as etapas da produção.

A manufatura predominou ao longo da idade moderna, resultando da ampliação do mercado consumidor com o desenvolvimento do comércio monetário. Nesse momento, já ocorre um aumento na produtividade do trabalho, devido à divisão social da produção, onde cada trabalhador realizava uma etapa da confecção de um produto.

Ao longo do tempo, as formas de atuação do capitalismo industrial ganharam outras feições. Na segunda metade do século XIX, a eletricidade, o transporte ferroviário, o telégrafo e o motor a combustão deram início à chamada Segunda Revolução Industrial.

A Revolução Industrial alterou profundamente as condições de vida do trabalhador braçal, provocando inicialmente um intenso deslocamento da população rural para as cidades.

Durante o século XX, outras novidades trouxeram diferentes aspectos ao capitalismo. O industriário Henry Ford e o Engenheiro Frederick Winslow Taylor incentivaram a criação de métodos onde o tempo gasto e a eficiência do processo produtivo fossem cada vez mais aperfeiçoados.

Texto Alternativo

Com o transporte aéreo as viagens ao exterior se tornaram menos demoradas, revolucionado o setor de transportes.

As fábricas começaram a operar através de linhas de montagem, automatizando seu processo de fabricação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Revolução Industrial foi responsável por inúmeras mudanças que podem ser avaliadas tanto por suas características negativas, quanto positivas. Alguns dos avanços tecnológicos trazidos por essa experiência trouxeram maior conforto à nossa vida. Por outro lado, a questão ambiental (principalmente no que se refere ao aquecimento global) traz à tona a necessidade de repensarmos o nosso modo de vida e a nossa relação com a natureza.

Revolução da Tecnologia Computacional

Também chamada de Terceira Revolução Industrial, ou Revolução Técnico-Científica – Informacional.

Os primeiros computadores, auxiliavam, sobremaneira, o processamento de informações. Um dos primeiros computadores, foi desenvolvido por Holeritch(1890), para processar a folha de pagamento da IBM, nos EUA, através de cartões perfurados.

Eletrônica -1ª. Geração - - Einac (1946): Tecnologia de válvulas eletrônicas; Pesava 30 toneladas e tinha 18.200 válvulas. - UNIVAC I (1951): Primeiro computador COMERCIAL; 5.000 válvulas.

Em 1955, Narinder Kapnay desenvolveu a fibra ótica.

Em 1974 surge o PC - Personal Computer, comumente conhecido como Computador Pessoal e mais recente, Desktop.

Em 1985 a Microsoft lança o Windows 3.11, ainda não era um Sistema Operacional, mas, um aplicativo gráfico que auxiliava no manuseio, do então DOS - Disk Operating System (Sistema Operacional de Disco).

Em 1999 cerca de 56 milhões de computadores estão ligados à Internet no mundo inteiro.

Crescimento e popularização do Sistema Operacional Linux, uma derivação do Unix.

Efeitos da Revolução da Computação, Informação e Comunicação na sociedade: CONSUMISMO.

Avanços nas tecnologias de telefonia móvel.

Mídias digitais de alta definição. Favorecida, principalmente, pelo desenvolvimento de computadores com capacidade de processamento cada vez maiores.

Robótica - Computadores capazes de reproduzirem, movimentos, não comportamentos, humanos.

Sistemas Distribuídos - Clusterização e Computação nas Nuvens.

A tecnologia nos computadores de mão, os chamados Smartphones.

Telas sensíveis ao toque.

A Revolução tornou os métodos de produção mais eficientes. Os produtos passaram a ser produzidos mais rapidamente, barateando o preço e estimulando o consumo. Por outro lado, aumentou também o número de desempregados. As máquinas foram substituindo, aos poucos, a mão de obra humana. A poluição ambiental, o aumento da poluição sonora, o êxodo rural e o crescimento desordenado das cidades também foram consequências nocivas para a sociedade.

Nos dias atuais, o desemprego configura-se como um dos grandes problemas nos países em desenvolvimento. Gerar empregos tem se tornado um dos maiores desafios de governos no mundo todo. O trabalho repetitivo e pouco qualificado foi substituído por maquinas e robôs. As empresas procuram profissionais bem qualificados para ocuparem cargos que exigem cada vez mais criatividade e múltiplas capacidades.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 95 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: